A maioria das mulheres quando engravida deseja que sua gestação seja tranquilo e seu parto tranquilo, seja qual desfecho do parto.

O ideal no parto humanizado é haver o mínimo de intervenções para evitar a interferência no processo natural. No entanto, quando surgem questões diferenciadas na gestação, as intervenções são analisadas para haver um parto mais positivo possível e com mais benefícios para gestante e o bebê.

As patologias (doenças) que eventualmente podem surgir na gestação não sentencia para decisão de cirurgia cesariana. Durante a gestação o pré- natal surge, justamente para evitar a cirurgia (embora seja segura, ainda sim, é cirurgia). Um pré-natal bem assistido evita uma série de fatores desnecessários no final da gestação.

Além disso, quando é percebido a necessidade de encerrar a gestação, o primeiro plano a seguir é a indução pré-hospitalar (naturais, não farmacológica, mecânica), depois hospitalar e se o bebê decidir pela via cirúrgica estruturar este plano.

A hipertensão gestacional pode estar presentem em 6% das gestações, ela surge devido uma deficiência da placenta que diminui a passagem de água, comida e oxigênio e para compensar a placenta eleva a pressão materna. Na rotina de consultas o profissional atualizado é treinado para perceber alterações desta patologia e prevenir com medidas seguras a continuação positiva desta gestação.

Diabetes Gestacional é outra patologia temida, mas quando bem acompanhada seu desfecho é positivo. Esta patologia é produzida pela placenta, onde aumenta os fatores anti-insulínicos maternos e a glicose atravessa a barreira placentária fornecendo mais alimento. O bebe pode crescer muito e haver dificuldade de atravessar o canal de parto. Mais uma vez, no pré- natal bem assistido será monitorado o desenvolvimento do bebê se esta, associado a esta patologia e tomar medidas preventivas para o parto positivo.

Independente de qualquer patologia, o profissional de assistência ao parto, com seus protocolos de segurança atualizados, decidira junto com a gestante se pode aguardar o trabalho de parto espontâneo ou não, melhor idade gestacional para programar induções, realizar induções acompanhadas.

E se mesmo assim o bebê decidir pela cirurgia, foi lhe dado o benefício do trabalho de parto, privilegiando hormônios para seu melhor desenvolvimento. Além de tudo existe a decisão materna, se decidir pela cirurgia está tudo bem, também.

Você ainda pode conferir mais informações através dos contatos desta página principal.

Uma boa hora para seu parto e ótima lua de leite.

Carinho da  Doula.