Você sabe o que é se apaixonar por um filho a primeira vista?
A neurociência descobriu o fenômeno chamado de imprinting, amor a primeira vista, é parecido com o imprinting da trilogia do Crepúsculo (filme).
O animal recém-nascido reconhece sua mãe, minutos após o nascimento, em humanos quando expostos visualmente, o bebê demonstra uma preferência pelo rosto da mãe, possivelmente pelo forte laço adquirido na vida uterina. A Golden Hour respeita este momento de reconhecimento entre mãe e bebê no parto humanizado.
Por isso é importante os primeiros momentos de mãe e bebê serem respeitados. Alguns chamam de período crítico, outros denominam o apego a mãe. A relação entre bebê e mãe além da amamentação tem a ver com a segurança. O leite alimenta o corpo e o carinho a alma.
O cheiro da cria faz a mãe liberar ocitocina e sente prazer e repassa este prazer em carinho ao bebê.
O vínculo começa a partir da concepção e caminha para o comportamento de apego, 5 critérios para o comportamento: mamar, chorar, olhar, sorrir e agarrar a mãe.
A relação mãe e bebê é inexplicável e a ciência tenta ajudar a descobrir o amor que só o coração de mãe consegue entender. Tudo muda com um sorriso de um filho.
Nada mais será como antes…